PALESTRAS CONFIRMADAS
CLÓVIS DE BARROS
Palestra
Clóvis de Barros Filho é professor livre-docente pela USP, onde também obteve o doutorado em ciência da comunicação. Mestre em ciência política pela Universidade Paris 3 (Université Sorbonne-Nouvelle), com especializações em direito constitucional e sociologia do direito, ambas pela Universidade Paris (Université Panthéon-Assas). É graduado em direito pela USP e em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Foi pesquisador na Unesco, professor da ECA-USP, ESPM e Faculdade Cásper Líbero e professor visitante na FGV-SP. É sócio proprietário do Espaço Ética, promovendo estudos, encontros e discussões sobre ética, filosofia, compliance, entre outros. É autor e coautor de, entre outros, Reputação: Um Eu Fora De Meu Alcance (com Luiz Peres-Neto, HarperCollins, 2019), A Monja e o Professor (com Monja Coen, Bestseller, 2018), O Que Move as Paixões (com Luiz Felipe Pondé, Papirus, 2017), Felicidade ou Morte (com Leandro Karnal, Papirus, 2016), Somos Todos Canalhas (com Júlio Pompeu, Casa da Palavra, 2015), Ética e Vergonha na Cara! (com Mario Sergio Cortella, Papirus, 2014), Devaneios Sobre a Atualidade do Capital (com Gustavo Dainezi, Sanskrito, 2014), Corrupção: Parceria Degenerativa (com Sérgio Praça, Papirus, 2014), A Filosofia Explica as Grandes Questões da Humanidade (com Júlio Pompeu, inspirado em curso da Casa do Saber, Casa da Palavra, 2013), O Executivo e o Martelo (com Arthur Meucci, HSM, 2013), A Vida Que Vale a Pena Ser Vivida (também com Arthur Meucci, Vozes, 2010), O habitus na Comunicação (com Luís Mauro Sá Martino, Paulus, 2003). Escreveu, ainda, Desejo: Inclinações do corpo, conjecturas da alma (BestSeller, 2020), A Felicidade é Inútil (Citadel, 2019), Deuses Para Clarice (Benvirá, 2018), Shinsetsu: O Poder da Gentileza (Planeta, 2018), Comunicação na Pólis (Vozes, 2004), A Constituição Desejada (Gráfica do Senado, 1990) e A Política da Constituinte (Instituto Tancredo Neves, 1988)
MÁRCIA BERNARDES
Palestra
Márcia Bernardes, Coordenadora do Programa Alfabetiza Juntos SP e Articuladora Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Foi Dirigente Municipal de Educação por 10 anos nas cidades de Atibaia e Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo, é formada em Letras e Pedagogia. Possui especialização em Psicopedagogia, Supervisão Escolar, Gestão na Educação Infantil e especialização em Alfabetização. Já atuou e atua em diversas frentes e grupos de trabalho relacionados às políticas públicas educacionais, regime de colaboração, financiamento da educação, ensino híbrido, formação de professores e educação infantil no Estado de São Paulo e na esfera federal.
Já foi presidente da Undime São Paulo e, também, Vice-Presidente da instituição. É professora universitária da UniFAAT Centro Universitário e professora da pós-graduação.
É membro do Conselho Estadual de Educação desde 2021.
MARIA INÊS FINI
Palestra
Maria Inês Fini é Doutora em Ciências - Educação, Pedagoga, Professora e Pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, Especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. Fundadora da Faculdade de Educação da UNICAMP, onde atuou de 1972 a 1996, exercendo cargos como docente, pesquisadora e funções administrativas e de representação. De 1996 a 2002 no INEP/MEC, foi Diretora de Avaliação para Certificação de Competências sendo responsável pela criação e implementação do ENEM e do ENCCEJA e foi Diretora do PISA no Brasil. De 2003 a 2006, desenvolveu e coordenou projetos para a implantação de Sistemas de Avaliação em larga escala para sistemas de ensino, prefeituras e secretarias de estado da educação. De 2007 a 2010, criou e coordenou o Projeto São Paulo Faz Escola, responsável pela reestruturação do currículo e do sistema de avaliação SARESP da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Membro do Conselho Editorial da Revista META: Avaliação (CESGRANRIO). Reitora da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Diretora da F & F Educare desde 2003 até 2016; membro do Conselho Editorial da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO), consultora da Fundação Roberto Marinho, da ABRIL Educação em 2014 e 2015; Diretora Pedagógica do Grupo SLMandic, Campinas SP, de 2012 a 2014. Foi Coordenadora do Comitê Deliberativo do Observatório da Educação da FEAC de Campinas desde 2013 até 2016. Foi membro do Conselho de Responsabilidade Social da FIESP e Consultora ad-hoc da FAPESP e do Banco Mundial. Desde maio de 2016 é Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
MARIALBA CARNEIRO
Palestra
Trinta anos de experiência na Área Educacional em rede pública e privada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar. Especialista em Gestão Escolar pelas Faculdades Integradas Urubupungá. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Foi Diretora da Rede Estadual de Ensino de São Paulo por 22 anos, Secretária Municipal de Educação da Estância Turística de Pereira Barreto no período de 2009 - 2012 e 2013 -2016 onde foi também Vice-prefeita. Presidente da Undime-SP no período de 2015 a-2017. Gerente de Projetos do Ministério de Educação na Secretaria de Educação Básica de 2020 - 2023. Atualmente é assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University- Flórida- United States of America — USA.
JANINE RODRIGUES
Palestra
Educadora, escritora, psicanalista. Especialista em diversidade, letramento racial, relações étnico-raciais e antirracismo. 20 anos de trabalho nas temáticas socioambientais, impacto social, equidade de gênero, cultura afro-brasileira e sustentabilidade com foco em ESG. Fundadora da Piraporiando Empresa e Presidente da Piraporiando Instituto. Formada em Gestão Socioambiental com especialização pela UFRJ. 12 anos de experiência na área ambiental, tendo atuado principalmente junto a comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e pequenos agricultores. Considerada pela Forbes uma das 12 pessoas negras inovadoras que estão elevando a educação no Brasil. Considerada pela Forbes uma das 13 mulheres que usam a tecnologia para mudar o mundo. Membro do Instituto Sedes Sapientiae de Psicanálise. Conselheira da Bett Educar. Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Europeia de Belas Artes, na Áustria, e o Prêmio Latino Americano de Excelência pela Academia de Letras de Rosário, na Argentina. Prêmio Heloneida Stuart 2018. Prêmio Tarsila do Amaral - CEMEC - FAPESP - ACSP. Fundadora da Piraporiando Edtech - Educação com afeto para a diversidade, que cria experiências e conteúdos antirracistas e de promoção da equidade de gênero, considerada uma das 10 Edtechs mais importantes da América Latina pela Liga Edtechs. Eleita pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) uma das maiores lideranças em diversidade e educação da América Latina e Caribe. Destaque em ESG pela ACE, sendo uma referência na América Latina principalmente no S e, em especial nas áreas de Diversidade, Impacto e Reparação histórica. Selo de Direitos Humanos e de Equidade Racial pela Secretaria de Direitos Humanos de São Paulo. Roteirizou a releitura de A Bela Adormecida, peça teatral, sucesso de público e crítica. Roteirizou o curta experimental de animação O filho do vento, participante de 14 festivais de cinema. Autora de 7 livros, começou a escrever aos 8 anos de idade. Autora de 4 peças teatrais. Head do Hub de Educação do Civi-co.