top of page

ORGANIZAÇÃO

logo-ADE_transp.png

Os ADEs nasceram de uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação. São agrupamentos de municípios com características sociais e econômicas semelhantes, dentro de uma determinada região, que tenham o interesse de abordar soluções em grupo, trocar experiências sobre questões educacionais e formar redes locais de educação, com foco no aprendizado dos alunos.

Essa forma de organização do trabalho dos municípios está relatada no  Parecer CNE/CEB Nº 9/2011, que trata da análise   de   proposta   de   fortalecimento   e   implementação   do  regime   de colaboração mediante arranjos de desenvolvimento da educação e recebeu homologação do Ministro da Educação.

Municípios com Adesão ao ADE Noroeste Paulista: Altair, Alvares Florence, Américo de Campos, Aparecida d'Oeste, Aspásia, Cardoso, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela d'Oeste, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guaraci, Guarani d'Oeste, Icém, Indiaporã, Jaci, Jales, José Bonifácio, Lourdes, Macaubal, Macedônia, Magda, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Mirassol, Mirassolândia, Monções, Monte Aprazível, Monte Azul Paulista, Neves Paulista, Nhandeara, Nipoã, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Olimpia, Orindiúva, Ouroeste, Paranapuã, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D'Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D'Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, Santo Antônio do Aracanguá, São Francisco, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Taquaral, Três Fronteiras, Turiúba, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil, Votuporanga, Zacarias.

Missão: Trabalhar de forma integrada para promover o desenvolvimento da Educação Pública territorial.

image01.png

A AMA é uma associação de natureza civil, de direito privado, sem fins lucrativos. Constituída em 02 de fevereiro de 1974, visando à integração administrativa, econômica e social dos municípios que a compõem respeitada a autonomia municipal, e atualmente é composta por 127 municípios da região noroeste do estado de São Paulo. Tem por finalidade contribuir para a solução dos problemas comuns aos Municípios que a compõem, pugnar pela valorização do municipalismo, convergir interesses, objetivando coordenar, representar e defender os direitos institucionais, promovendo evolução e melhoria, e representar judicial e extrajudicialmente seus associados, nas esferas Estadual e Federal.

IFSP-VTP-Logo-Color-2.png

IFSP - Instituto Federal São Paulo (Campus Votuporanga)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criada por meio da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSP é integrante. Ainda que vinculado ao MEC, o IFSP detém autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, nos termos do Art. 1º, Parágrafo único, da Lei nº 11.892/2008.

 

IFSP Campus Votuporanga

A Portaria MEC n.º 1.170, de 21 de setembro de 2010, autorizou o funcionamento do Câmpus Votuporanga, que iniciou as atividades em 10 de janeiro de 2011, provisoriamente, na Universidade Aberta do Brasil, situada na Rua Pernambuco, 1736 – Vila Muniz, em Votuporanga, com aulas a partir do dia 14 de fevereiro de 2011 na Escola Municipal Prof. Faustino Pedroso, sito a Rua Vila Rica, 2943 – San Remo, em Votuporanga, a 533 km da Capital. Em junho de 2011, com o término das obras, as instalações foram transferidas para a Avenida Jerônimo Figueira da Costa, 3014 – Pozzobon, área que foi doada pela Prefeitura Municipal de Votuporanga ao IFSP para a instalação da escola.

O Câmpus Votuporanga é resultado dos esforços da Prefeitura Municipal de Votuporanga, do IFSP e do Ministério da Educação (MEC), que, conhecedores das necessidades da região, em que as principais atividades econômicas dizem respeito à Indústria Moveleira, Sucroalcooleira, Implementos e Equipamentos Rodoviário e Avícola, em atendimento à Chamada Pública do MEC/SETEC nº 001/2007 – Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica – FASE II, implementaram a escola, oferecendo cursos nas áreas de construção civil e tecnologia.

UNIFEV-2023.png

UNIFEV: Referência em Educação

A UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga tem orgulho de ser referência em Educação. Seus 56 anos de história, marcados por inúmeros desafios e conquistas, comprovam a excelência do ensino ofertado e a qualidade de uma Instituição séria, forte, renomada e que não para de crescer.

Considerada uma das Instituições mais modernas e bem equipadas da região, a UNIFEV possui cerca 40 mil m² de área construída, dividida em dois campi: Centro e Cidade Universitária.

Para um completo aprendizado, o aluno UNIFEV possui à sua disposição salas tecnológicas e climatizadas, auditórios amplos, cerca de 50 laboratórios, clínicas e núcleos, além de três bibliotecas físicas e duas virtuais (Pearson e Minha Biblioteca), que disponibilizam mais de 100 mil títulos, entre livros e periódicos.

E a UNIFEV segue crescendo com os seus mais recentes investimentos: o Complexo Poliesportivo, o Hospital Veterinário, o Complexo Jurídico e a Incubadora de Startups.

bottom of page